sábado, 5 de março de 2011

Bacalhau à nossa maneira

Cá em casa apreciámos este "tão nosso" peixinho, o "ma man" prefere-o assado, também gosto muito, mas volta e meia dá-me o desejo de o comer cozido com todos aqueles legumes a acompanhar mais o ovo cozido e o fio(zão) de azeite.Hoje vou postar aqui duas maneiras de o cozinhar que embora seja o tradicional têm um ligeiro "desvio de padrão" (nem sei o que me deu para dizer isto, logo eu que detesto estatística!! ;) )

A primeira versão surgiu após o Natal, a ceia que foi em minha casa à última da hora sofreu uma grande reviravolta e de repente fiquei sem o meu bacalhauzinho.
Passados uns dias fiz este supremo de bacalhau (nome pomposo que inventei só para lhe dar um toque não sei quê) que não é nada mais nada menos que uma camada de puré de batata, uma de grelos salteados em azeite e alho, outra de bacalhau cozido e posteriormente salteado em azeite alho e cebola e para finalizar outra camada de puré

 

Para rematar foi ao forno só para dar aquela corzinha e depois no prato uns apontamentos de vinagre balsâmico. Só vos posso dizer - Estava Maravilhoso!! 


A segunda versão surgiu a semana passada quando me ía preparar para fazer um bacalhau cozido e o marido como estava cheínho de fome me fez mudar de ideias (ele quando está esfomeado não gosta mesmo de comer peixe cozido). Decidi pegar no bacalhau, nas batatas, nas cenouras, nos nabos, em cebola e em alho e pus tudo na assadeira. Uma pitada de sal, alho picadinho e regado com azeite e bora para o forno.
A experiência correu muito bem e as cenouras e os nabos ficam deliciosos assados!


Bom Apetite!!

Sem comentários:

Enviar um comentário